Câncer de Mama - Especial Outubro Rosa


Olá!



Vamos hoje começar uma serie especial para esse mês de Outubro Rosa, falando um pouquinho mais sobre a saúde da mulher. Uma vez eu contei um pouco sobre como surgiu o lacinho rosa, onde começou, também falei sobre a importância do autoexame.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a doenças, sintomas, tipos, tratamentos.

Doença:

Você sabia que o Câncer de Mama é o câncer que mais mata as mulheres? E que em mais de 500 novos casos de câncer e que 10% desses casos são de Câncer de Mama? E que é possível que homens também desenvolva o câncer?  E que os homens fazem até mamografia? Mas obviamente em um numero menor! 

O Câncer de Mama é raro em mulheres menores de 35 anos, mas não impossível, porem nas mulheres acima de 35 anos a incidência cresce rápido. Mas quando detectado e tratado ainda no comecinho e o nódulo é bem pequenininho as chances de cura chega a 95% dos casos. Esses pequenos tumores são detectáveis no autoexame, (clicando aqui no você aprende a fazer o autoexame, e até mesmo sobre a historia do Outubro Rosa). Muitas mulheres pensam que todo tumor na mama é maligno, e na maioria dos casos ele pode ser benigno, mas pra isso o médico precisa avaliar!

Causas:

Não há uma unica causa que faça você desenvolver o Câncer de Mama, ou qualquer outro tipo de câncer, mas há alguns pontos que se deve levar em conta, então fique atenta: Histórico Familiar, principalmente em parentesco direto, tipo sua mãe, irmã, que tiveram o Câncer antes dos 50 anos, você fica mais vulnerável, também idade avançada, menstruação precoce, menopausa tardia, esses são fatores que não podem ser mudados, mas pensa você que é só isso? Não, o estilo de vida também afeta em muito, excesso de peso, consumo irregular de bebidas alcoólicas, é claro que os fatores de riscos alteram  mais que o outro mas podem mudar de acordo com o tempo.

Como Detectar e Sintomas:

Exames são feitos e podem detectar o Câncer bem no começo, o autoexame é uma das primeiras formas de se detectar, por isso ele é tão importante, faça sempre quando acabar a sua menstruação, 

         Ao fazer o autoexame observe:
  • se há inchaço
  • irritação na pele, ou alguma coisa irregular, 
  • dor no mamilo
  • vermelhidão ou descamação na pele ou no próprio mamilo
  • secreção
  • caroço nas axilas. 


Detectar precocemente é muito importante para vencer o câncer, mulheres com mais de 40 anos a mamografia é uma aliada importantíssima na hora de detectar, é importante que se faça uma vez ao ano! Apenas a mamografia consegue diagnosticar o Câncer com menos de um centímetro, e como já disse com mais rápido detectar maior a chance dos tratamentos funcionarem.

Por isso façam exames periódicos, se você ainda não tem 40 anos faça o autoexame, se há casos na família, converse com seu médico, se você já tem mais de 40 anos faça exames periódicos, a mamografia é feita pela rede publica, e o seu tratamento também! Há grandes centros específicos para saúde da mulher na rede publica!

Chicas, espero que tenham gostado dessa matéria e que de alguma forma possa ter ajudado vocês!
A semana que vem vamos falar mais sobre a saúde da mulher e outros tipos de câncer!

Caso tenha perguntas, duvidas vocês podem deixar aqui nos comentários o se preferir me mande um e-mail, bloglachicaloca@gmail.com

bju
xoxo




fonte de matéria: www.cancer.org
                               www.mulherconciente.com,br

1 comentários:

  1. É importantíssimo o auto exame.
    Amei sua matéria Agatha, na minha família tem histórico, por isso não deixo de fazer o auto exame desde muito novinha, e interessante notar que cance de mama dá nos homens também, ou seja esse alerta é geral!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Início
 
La Chica Loca - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger